sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A liderança da Guararapes










Construção Sêca
A Guararapes vai expandir sua operação no Brasil e no Exterior

E para isso conta com uma nova equipe de sales & marketing comandada pelo competente Dr. Marcos Leonor, especialista em madeiras e sistemas construtivos. A entrada dele na Guararapes marca uma nova fase no segmento, aqui e no exterior.


A Guararapes é o maior produtor nacional de compensados e o maior exportador brasileiro, com uma produção anual de 560,000 m3.

As linhas de produtos  para atender no mercado brasileiro são:

. Guaraply Form 2P  - compensado plastificado para moldagem, com garantia de 20 desformas, com resina fenólica.

. Guaraply Form 1P - compensado plastificado para moldagem, com garantia de 14 desformas, com resina fenólica.

. Guaraply BC - ideal para aplicação aparente, moveis, paredes, etc. Possui uma face CLEAR (sem nós).

. Guaraply Multi - painel resistente a umidade, com múltiplas aplicações, em canteiro de obras, embalagens, carpintaria, movelaria e outras aplicações que sua imaginação criar,

. Guaraply EC (Engineered Core) - painel estrutural para aplicação em sistemas construtivos wood frame e construção seca.

Guaraply é um painel multilaminado produzido com lâminas de pinus, coladas com resina fenólica a prova d'água. O que garante ao painel para uso interno e externo.



Embalagens
Fôrma
Vale a pena visitar o site: http://www.guararapes.com.br/

domingo, 19 de setembro de 2010

Martelo é coisa do passado. Será???



Os Melhores Amigos dos Carpinteiros São Seus Martelos

E Eles Evoluíram Muito!!


Os martelos passaram recentemente por uma evolução surpreendente. Martelos fabricados em titânio, imaginem, são muito mais leves, produzem um golpe até 10 vezes mais forte e não causam lesões tais como epicondinite (doença do tenista), problemas no pulso, ombro etc.










As raquetes de tênis antigamente eram de madeira e bem pesadas. E hoje são de fibra de carbono, muito mais leves. E como é que as bolas alcançam o dobro da velocidade hoje? A leveza das raquetes. E o mesmo se aplica aos martelos modernos.





Veja como são produzidos os martelos de titânio. É uma tecnologia muito atual, usada também para construção de peças críticas para aviação e para a indústria espacial!





O iPhone na construção




O iPhone também ajuda na construção!!


Amigos!

Existem várias calculadoras para auxílio de constru
ção em wood framing e algumas delas são vendidas em forma de programas para os iPhone, iPod Touch e iPad. Esta é uma delas, a Carpinter's Helper. Calcular medidas, ângulos, telhados e muito mais, ficou muito mais fácil com esta calculadora.
Outra calculadora para iPod é a Construction Master Pro. Esta também é impressionante! Confira os sites:



Se você usa um iPhone, vale realmente a pena.!!!!

sábado, 18 de setembro de 2010

Aqui a gente fala de barco também!!

As coisas acontecem por causa disso...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ferramentas que ajudam VI - Níveis de Bolha

Uma grata surpresa

Me foi indicada uma empresa de Belo horizonte chamada Inovar Equipamentos para a compra de bons níveis. Eles representam a Kapro no Brasil, assim como a Jhonson e recentemente, começaram a trabalhar com a Empire Levels.

O set de produtos oferecido por eles é muito bem escolhido para o nosso mercado e os materiais são de alta qualidade. Comprei lá um nível Kapro chamado Zeus que é um espetáculo. Ferramentas para a construção civil muito inovadores. Vale a pena conferir:









sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ferramentas que ajudam V - O Kreg Deck


O interessante Kreg Deck

Veja que sistema interessante para a instalação de decks de madeira. Este sistema é fabricado pela Kreg Tools e torna muito prática a instalação de deks no padrão Arauco. Este produto poderá ser encontrado em breve na Casa Nakao em São Paulo. Vale a pena conferir o vídeo:

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ferramentas que ajudam IV - Pregadores Pneumáticos

E por que as ferramentas de alta tecnologia são tão importantes no processo de wood framing?

VELOCIDADE!!!

Um dos pontos chave do sistema wood framing para a construção civil está na maior vantagem competitiva que ele proporciona: a velocidade da obra. E é aí que as máquinas modernas têm espaço fundamental para acelerar o processo e ajudar o construtor a ganhar mercado justamente por conta dos prazos de entrega, sem falar nas demais vantagens que o sistema proporciona.

A tecnologia está disponivel e deve ser avaliada como aliada do construtor. Tecnologia não é luxo no mercado de construção civil. A competição é grande e velocidade é um fator de sucesso.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ferramentas que ajudam III - Pregadores Siding


Para a aplicação de forração exterior nas construções em wood framing e steel framing, o mercado de ferramentas criou um pregador ideal para esta etapa. Os pregadores Siding Nailers que usam
material até 57mm (2-1/4"). Estes pregadores já estão disponiveis no Brasil e servem para siding de madeira, vinil, fibrocimento etc.




Ferramentas que ajudam II - Pregadores Roofing



Para os telhadeiros especializados em telhas shingle, existem os pregadores específicos para esta função. São os Roofing Nailers ou pregadores para Shingle. No Brasil ainda não temos disponível mas a AirFix já está estudando o assunto. Por enquanto, mostro este da Makita, que deve vir em breve para o Brasil:

Ferramentas que ajudam I - Pregadores Framing


As ferramentas de hoje para Wood
Framing

A tecnologia da construção civil avançou muito e hoje existem ferramentas muito específicas que ajudam na construção em
Wood Framing.

Pregadores pneumáticos


Pregadores
de estrutura - Framing Nailers

Estes são pregadores de grande porte e são fabricados em duas versões, de tambor e em linha.
O pregador de tambor (E) e o pregador em linha (D)


Eles usam insumos diferentes e apropriados para cada um dos dois casos







Acima o conjunto de pregos para o pregador em linha. Eles são unidos por plático ou papel. A desvantagem deles é acomodar menos pregos que os tambrores.



Como pode se ver neste pregador da Makita os pregos são dispostos em circulo e soldados entre eles por dois ou mais finos arames que se rompem no momento da saída do prego. Estes magazines acomodam até 300 pregos de uma vez

No Brasil a Airfix já produz pregadores de tambor e também os pregos até 83mm de comprimeito ( 3-1/4")

terça-feira, 7 de setembro de 2010



Sobre a fundação...

O nosso Marcelo perguntou como será feita a fundação da casa de madeira.

Marcelo, como a casa é pequena e leve, o que recomenda o projetista é uma base muito simples. são 4 bases de brita e blocos de concreto. Primeiro vai ser retirada a grama das 4 bases. Vou cavar 4 "buracos" de mais ou menos 40x50cm com uma profundidade aproximada de 15cm e neles colocar brita. Em cima da brita irão blocos de concreto que eu mesmo vou fundir.

A quantidade de brita vai variar de acordo com o nivelamento conseguido na estrutura da base da casa onde vai ser usada madeira da Arauco de 2x8". Em cima da brita vai então um bloco de concreto de aprox. 30x40cm com aproximadamente 5cm de altura. Assim, colocando mais ou menor brita e um ou mais de um bloco de concreto em cada canto, a gente vai conseguir nivelar a casa.

A brita também vai servir para escoar a água no caso de chuva. Ela ajuda a baixar a retenção de água em cada base.

É mais ou menos por aí!




A Makita sempre presente!
Mais um Road Show em Brasília

A Makita está sempre presente quando o assunto é GDM e quem coordena toda a operação técnica é o Thiago Wittman. Ele é quem define a estratégia técnica da empresa e decide o que vai ser trazido para o Brasil.

Assista a entrevista feita com ele no primeiro Makita Road Show de Brasília! E claro, o Guia do Marceneiro estava presente:



domingo, 5 de setembro de 2010











O telhado de Shingle

O telhado de shingle é muito interessante. Ele resiste a intempéries com as quais a gente não está acostumado aqui no Brasil. Ventos fortes, neve e até muito calor. Também sua instalação é fácil e pode até bater recordes de velocidade... Veja o vídeo:


O "telhadeiro" está usando um pregador pneumático especial da Hitachi, feito para trabalhos em telhados. Especial por que os pregos usados em telhados de shingle são bastante diferentes dos pregos a que estamos acostumados. Os pregos para shingle estão mostrados acima.

Este vai ser o tipo de telha que será usada na construção da casa.


sábado, 4 de setembro de 2010

E os preparativos para a construção
vão de vento em popa...



Esta é uma imagem da casa original do projeto da Fine Home Building. Se ela ficar assim, já é lucro... Note que cada parede tem um acabamento diferente. E é isso que vamos fazer para aprender a trabalhar com as várias opções de "siding" e forros.

E o destino da casa?? Casa de bonecas para as minhas netas e sobrinhas-netas... claro!!
Esta é a formação estrutural da casa. Ela será feita em pinus da Arauco protegido contra cupins. Os caibros são padronizados, com a superficie plainada e os 4 cantos arredondados, em dois tamanhos: 2x4" para o geral e 2x8" para a estrutura do piso.


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Alguns detalhes da casa de madeira!






Amigos!

Eu estou me preparando para aconstrução de uma pequena casa de madeira de aproximadamente 2x3m. Ela vai ser construida no sistema Wood Frame (WF) que é aquele sistema americano onde a estruruta da casa é toda em madeira estrutural, a forração externa é de OSB e a interna pode ser feita de várias formas.

A pequena casa vai ter vários acabamentos diferentes no exteriore para que a
gente possa tertar e aprender as várias técnicas de cada uma das opções que
podem ser, fibrocimento, forração vinílica, madeira trabalhada etc.

Alguns amigos do GDM vão participar deste "trabalho escravo". São pessoas que também querem aprender o método e quem sabe, adota-lo em futuras construções.

Todo o processo será fartamente documentado. Acompanhe. A construção deverá começar no final de Setembro.

Para a execução deste projeto eu consegui trazer algumas ferramentas de fora e as apresento aqui:











Teste da serra hipóide:
Será que ela vem para o Brasil?


Entre outras coisas, eu gosto muito de ferramentas manuais e elétricas. Aqui um teste de uma serra circular manual muito especial da Makita. Ela não existe ainda no Brasil e me foi mandada para teste e avaliação. Confira:

GDM, um lugar para se aprender!!

Pessoal!

Eu passo muitas horas do meu dia participando do GDM, Guia do Marceneiro. É um forum criado pelo Sidney Cury e onde podemos tratar dos assuntos ligados a marcenaria e carpintaria. Vale a pena conferir:


Se você não é membro do GDM, não perca tempo e faça seu registro!

Bração

Ari
Bem Vindos!!


Amigos!

Sejam Bem Vindos!!

Este blog existe para concentrar informação e conhecimento num único lugar e podermos aprender juntos.

Bração

Ari