terça-feira, 7 de setembro de 2010



Sobre a fundação...

O nosso Marcelo perguntou como será feita a fundação da casa de madeira.

Marcelo, como a casa é pequena e leve, o que recomenda o projetista é uma base muito simples. são 4 bases de brita e blocos de concreto. Primeiro vai ser retirada a grama das 4 bases. Vou cavar 4 "buracos" de mais ou menos 40x50cm com uma profundidade aproximada de 15cm e neles colocar brita. Em cima da brita irão blocos de concreto que eu mesmo vou fundir.

A quantidade de brita vai variar de acordo com o nivelamento conseguido na estrutura da base da casa onde vai ser usada madeira da Arauco de 2x8". Em cima da brita vai então um bloco de concreto de aprox. 30x40cm com aproximadamente 5cm de altura. Assim, colocando mais ou menor brita e um ou mais de um bloco de concreto em cada canto, a gente vai conseguir nivelar a casa.

A brita também vai servir para escoar a água no caso de chuva. Ela ajuda a baixar a retenção de água em cada base.

É mais ou menos por aí!




4 comentários:

  1. Parabéns pelo BLOG! Acreditamos muito neste conceito de projeto! Contem sempre com A Gasômetro Madeiras como grande parceiro na revenda destes materiais.
    Iremos divulgar este belíssimo trabalho deste Blog em nossas redes socias ok?!
    Twitter: @gasometrocomvc
    Blog: www.gasometrocomvoce.com.br
    Orkut e Facebook: Gasômetro Madeiras
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Contato!! Obrigado mesmo. É uma grande honra para mim!! Quanto a divulgar, espero que este blog seja útil para muita gente ainda!! E gostaria de fazer um vonvite a você pra visitar o GDM, Guia do Marceneiro em:

    www.guiadomarceneiro.com/forum

    É a maior comunidade de marcenaria em língua portuguesa do mundo!! Somos modestos né?? Um abração pra você também!

    Ari

    ResponderExcluir
  3. Ari ... vc não tem jeito mesmo ...Vc é um caçador de idéias heim ?
    Cara ... vai ficar show essa "grandpa´s" house.

    ResponderExcluir
  4. Ari,

    Só hoje vim ver o post sobre a fundação. Bacana, solução simples. O bloco vai ser maciço então. Eu tinha pensado, no caso de um deck, em encher um bloco comum de construção com concreto, mas receio que a parede do bloco trinque. Melhor fundir o bloco todo de uma vez como vai fazer...rapaz, queria tanto que esse projeto acontecesse mais perto....eu ia ser um dos "trabalhadores ecravos" com mais ainco...hehehe
    Isso tudo me interessa muito, pois pretendo construir minha futura casa nesse sistema...e vejo uma oportunidade incrível de trabalho/negócios aí também.

    ResponderExcluir