domingo, 26 de outubro de 2014

Você precisa mesmo de uma esquadrejadeira??

Amigos.

Há alguns anos, participando do GDM...

www.guiadomarceneiro.com/forum

… eu fiz uma proposta aos amigos que lá tenho, e que chamei de "Mudança de Rumo". É que todo marceneiro sonha em ter uma esquadrejadeira como esta:




Quem pode, pode, mas… e quem não pode?? Esta é a primeira pergunta.

E precisa mesmo?? Será que mesmo para os profissionais ela é necessária??

Como é que o marceneiro profissional americano se vira sem ela?? Nos EUA, esquadrejadeira é assim:


E elas custam verdadeiras fortunas! E só as marcenarias "gigantes" têm máquinas assim. O marceneiro profissional autônomo, nem de longe consegue justificar um investimento assim no mercado americano de marcenaria que é muito mais forte que o brasileiro e onde as máquinas custam ⅓ do que custam no Brasil.

É por isso que o marceneiro americano usa as máquinas chamadas de "cabinet saw", como esta:


Elas são infinitamente mais baratas que as esquadrejadeiras mas cortam com precisão suficiente para fazer os mais diferentes tipos de armários.

Só que o marceneiro americano não usa MDF para fazer móveis. Eles ainda não chegaram ao ponto que chegamos aqui. Lá tem "casas bahia" mas é um mercado muito pequeno se comparado com a marcenaria tradicional. É por isso que o marceneiro americano usa compensado e madeira maciça para fazer seus armários.

Outro fator interessante, é que é muito comum o marceneiro americano trabalhar na casa do cliente. Como é um país muito rico, trocar de casa não é raro. E eles não são apegados como a gente. O americano se muda e deixa tudo pra trás. Móveis, eletro-domésticos e até roupa de mesa e banho, imagine. Ele vende a casa com a "porteira fechada"…

E na casa nova?? Mesmo que não seja nova, seja usada, o novo morador na maioria das vezes derruba a cozinha toda e faz tudo novamente. Quando isso acontece, ele não mudou ainda para a casa nova, então ele tem tempo para fazer a obra antes de entrar em casa.

E o que o marceneiro faz?? Ele se "muda" de mala e cuia para a casa do cliente e faz tudo lá!!

Foi aí que as serras de trilho ganharam espaço. O marceneiro trabalha em sua oficina e completa o serviço na casa do cliente:




É por isso que as serras de trilho estão ganhando tanto espaço no exterior e quer saber? Aqui também!!

Para o marceneiro brasileiro esta é uma solução espetacular. É muito mais barata que a esquadrejadeira e tão precisa quanto.

Quando falo isso para os meus amigos, eles falam que eu "estou ficando louco" ou que "eu nunca entrei numa oficina profissional na vida"…. Eu sei que o marceneiro brasileiro sonha com uma esquadrejadeira mas está perdendo tempo e dinheiro!!

Tá certo, o Brasil virou o país do MDF e o marceneiro profissional está ficando sem espaço, perdendo terreno para as lojas que fazem cozinhas planejadas em MDF ou está perdendo para aquele "marceneiro" que desenha com a "dona da casa" o armário e manda cortar na madereira e só faz montar a cozinha. Mas o marceneiro de verdade, tem como aliada a serra de trilho. Ainda não descobrimos isso no Brasil mas é o futuro do marceneiro de verdade.

Nesta página do YouTube você vai encontrar vários vídeos que falam sobe o assunto numa abordagem que merece a avaliação de todos. É uma coletânea da Festool:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLpBJfh9Law-BXd8mT7haHziKgTnpVRV-7

Lá você vai encontrar profissionais como Jory Brigham, marceneiro que vem de uma longa linhagem de profissionais na família. Veja:




Boa sorte!!

Ari

2 comentários:

  1. Ola ari, gostei muito do post, pensei a mesma coisa! A algum tempo uso uma serra de mao em um trilho, mas n tenho resultados muito satiafatorios e na minha regiao o revendedor de mdf n corta a placa. Atualmente tenho uma BT da black and decker, mas ja esta muito abaixo do que preciso, e deacobri recentemente as cabinet saw, por acaso sabe onde encontro em lojas online, ou tem alguma dica de marca ou modelo pra me dar? Meu espaço nâo comporta uma esquadrejadeira, e não acho da cabinet saw

    ResponderExcluir
  2. Legal o assunto publicado, mas o problema é achar esse tipo de serra no Brasil! Pelo que pesquisei nos EUA essa serra custa em media US$ 1.200,00(dólares) Daí fica inviável comprá-la por aqui, pois sairia mais caro que uma esquadrejadeira!!!

    ResponderExcluir