terça-feira, 28 de outubro de 2014

O Som do Silêncio...

Amigos

A Makita acaba de lançar no Japão a parafusadeira de impacto modelo DTS 141 Oil Pulse Driver. Chama-la de assim não é bem apropriado. Talvez o nome certo para este tipo de máquina seja mesmo "parafusadeira de pulso hidráulico".

É que seu mecanismo não tem mais aquele martelo comum as parafusadeiras de impacto. Esta tem um mecanismo hidráulico onde a força do golpe é conseguido pela modulação da pressão do óleo que ela tem no mecanismo de disparo:


Este sistema proporciona um desenho mais curto para a máquina para que ela seja realmente compacta mas o que chama mesmo a atenção é o silêncio de sua operação. Esta é a grande vantagem do mecanismo de impulso hidráulico.

Importante isso?? Claro, eu mesmo tenho problema de ruído no meu trabalho. Nossa empresa é situada dentro de um resort, onde barulho que incomoda os hóspedes é um grande problema!!




E o seu vizinho? Você mora em apartamento? Pois é, começou a fazer sentido né??


Pois bem, esta máquina ainda não está no mercado brasileiro mas, em se tratando de Makita, logo teremos no Brasil esta novidade.

A Makita já teve uma parafusadeira parecida aqui mas este projeto é novo e muito mais perfeito.

Sua capacidade de aperto é grande se considerado que é um mecanismo hidráulico: 40Nm .

Veja o vídeo com mais detalhes:








A diferença de 82dB para 77dB parece pequena mas não é. Lembre-se que o Decibel é uma medida logarítmica e que a cada 12dB a pressão sonora dobra. Ou seja, esta diferença de 5dB no nível de ruído significa que ela é 40% aproximadamente mais silenciosa que as máquinas de impacto simples!!

Agora é esperar ela chegar aqui!!









Um comentário:

  1. Parabéns muito bom seu blog, foi muito interessante a respeito da esquadejadeira!

    ResponderExcluir